A importância de usar o IR para ajudar crianças e idosos

O Grupo de trabalho do Programa Escolha o Destino esteve reunido na sede do CRCRS para definir ações de conscientização. O programa do Governo do Estado visa difundir a importância de destinar parte do imposto de renda devido para fundos de apoio à criança e ao idoso. O SESCON-RS participa da comissão com a Diretora de Responsabilidade Social, Lúcia Elena Haas. No encontro ocorrido recentemente foram discutidas as estratégias para ampliar o volume de destinações, que já duplicou desde a implantação do grupo de trabalho, porém ainda há muito que avançar.

Livro Receita Previsível: o que ele pode ensinar aos contadores?

Imagine se o seu escritório de contabilidade tivesse uma renda previsível e constante ao longo de todos os meses do ano. Mais do que isso, imagine se o seu método de prospecção de novos clientes fosse sistemático e sempre alcançasse o mesmo (altíssimo) percentual de conversão. Sonho? Pois Aaron Ross, em “Receita Previsível”, mostrou ao mundo que esse cenário é perfeitamente atingível.

Receita Federal: fiscalização de entidades financeiras começa a dar resultado

A fiscalização do pagamento de tributos pelas instituições financeiras começa a se refletir na recuperação da arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , disse hoje (19) o chefe do Centro de Estudos Tributários da Receita Federal, Claudemir Malaquias. Segundo ele, a receita dos dois tributos voltou a crescer nos últimos dois meses.

Juízes criticam reforma trabalhista e falam em desconsiderar alguns pontos

Apesar da proximidade e da expectativa por parte de trabalhadores e empregadores com o início da vigência da reforma trabalhista, prevista para 11 de novembro, boa parte dos representantes do direito do Trabalho, os ‘fiéis da balança’, afirmam que é possível desconsiderar alguns pontos da reforma trabalhista, já que estariam em desacordo com o que assegura a Constituição e poderiam prejudicar os trabalhadores.

O risco operacional da Reforma Trabalhista para a sua empresa

A Consolidação das Leis do Trabalho, nossa conhecida CLT, foi sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas em 1943. De lá para cá, sofreu algumas alterações, mas há 74 anos é o principal instrumento regulamentador de todas as relações de trabalho no Brasil. O fato de termos uma Reforma Trabalhista, por mais que ainda não esteja perfeita, é sem dúvidas um avanço significativo para o País. Mas e para a sua empresa, qual será o impacto? Você já recebeu ou solicitou orientações da empresa contábil que o atende sobre este novo cenário dentro do seu ambiente? Se não o fez, a hora é essa.

Contabilidade Colaborativa será destaque da Wolters Kluwer Brasil na 17ª Conescap em Manaus

São Paulo, Outubro de 2017 – Entre os dias 15 e 17 de novembro, a Wolters Kluwer – Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil, líder global em serviços de informação e soluções contábeis, participará da Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Conescap 2017. Considerado o mais relevante no setor, nesta edição o evento será realizado em Manaus (AM) com o tema “Superação: Construindo Soluções de Sustentabilidade para o Brasil”.

Riscos reais de autuação nas Obrigações Acessórias e SPED

A instituição do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED acarretou significativas mudanças na forma de executar as obrigações acessórias. Isso ocorre porque, a partir deste advento, tais obrigações trouxeram muito mais que dados consolidados. Atualmente, essas obrigações manifestam com detalhes como esses dados são gerados e transformados em informação. Neste novo cenário qualquer informação omitida ou inexata, mesmo que de forma involuntária, expõe ainda mais a empresa ao risco iminente de autuação pelo fisco.

Planejamento Tributário: fundamental para o seu negócio

Poucos assuntos são tão unânimes no mercado corporativo quanto a importância do planejamento tributário para o sucesso de qualquer empresa. Mas para cumprir esse objetivo com excelência, a realização de um planejamento tributário eficaz e lícito, ou seja, dentro dos limites da lei, prescinde da implantação de um programa de governança tributária.